Saúde

Adolescentes são convocados para vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde deu início neste mês à segunda temporada de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), voltada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Somente com a aplicação das duas doses da vacina, com intervalo de seis meses, é que os adolescentes ficam 100% protegidos contra verrugas genitais e vários tipos de cânceres (colo de útero, vulva, pênis, entre outros).

Em Santos, a vacinação é oferecida de segunda a sexta, das 9h às 16h, em 28 policlínicas (ver abaixo). Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e o indicado é apresentar a carteira de vacinação, se tiver. Como as unidades de saúde são informatizadas, a falta deste documento não impede a pesquisa da situação vacinal dos usuários da rede municipal, pois os dados constam no sistema Integra Saúde.

Na Cidade, o público-alvo é formado por 20.428 jovens, sendo 12.596 meninas e 7.832 meninos. No ano passado (2018), 5.127 adolescentes tomaram as duas doses da vacina (25% do total). Dados da Central de Imunização da Prefeitura apontam que 1.970 adolescentes, que tomaram a primeira dose da vacina até junho de 2017, ainda não retornaram após o intervalo de seis meses para a aplicação da segunda dose.

“Nós solicitamos aos pais e responsáveis dos adolescentes do público-alvo, os quais ainda não tomaram a primeira ou segunda dose, que aproveitem o período de férias escolares para levá-los aos postos de saúde”, destaca a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, lembrando que para matrícula dos estudantes da rede municipal de ensino, é solicitada a apresentação de certificado que a vacinação está em dia.

Ver vídeo



Fonte: Diário do Litoral